SOLICITAÇÃO DE CARTÃO NACIONAL DA PESSOA IDOSA (CARTÃO DO IDOSO)



O que é:

Emissão do Cartão Nacional da Pessoa Idosa (Cartão do Idoso), a ser utilizado por pessoas idosas nas vagas especiais de estacionamento veicular das vias públicas.

Este roteiro pode ser visualizado através do endereço http://www.saobernardo.sp.gov.br - no campo "Pesquisa" localizado no alto da página inicial, digite uma palavra do título do serviço.


Quando é necessário:

1) Quando o requerente tiver idade igual ou superior a 60 anos de idade.
2) Quando da renovação, após vencido o prazo de 12 meses para os cartões condicionados a termos de compromisso.
3) Na ocorrência de dano, perda, furto ou roubo do cartão anteriormente emitido.


Onde solicitar:
  • Consulte o passo a passo para solicitar seu cartão pela internet (clique aqui).

    SOLICITAÇÃO WEB mediante abertura de processo digital
    Acesse o site http://www.saobernardo.sp.gov.br/prodigi/. Clique em "Efetuar login" e acesse o sistema. Caso não tenha login e senha, clique em "Cadastro de usuários" e realize seu cadastro. IMPORTANTE: Para solicitar o cartão, tanto o solicitante (a pessoa idosa) quanto o representante legal (caso houver) necessitam cadastrar um login e senha pessoal. Após realizar o cadastro e login, na página "Serviços on-line", dentre as opções de "Tipo de Serviço", selecione "Cartão Nacional da Pessoa Idosa". O formulário referente ao serviço deverá ser preenchido na tela, e anexados todos os documentos necessários, que deverão estar digitalizados em PDF.
  • ATENDE BEM - POUPATEMPO (CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO)
    R. Nicolau Filizola, 100
    CENTRO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h
    AGENDAMENTO DE HORÁRIO
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO
    Av. João Firmino, 900
    ASSUNÇÃO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    AGENDAMENTO DE HORÁRIO
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA
    Est. dos Alvarengas, 5815
    ALVARENGA
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    AGENDAMENTO DE HORÁRIO
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE
    Av. Araguaia, 265
    RIACHO GRANDE
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    AGENDAMENTO DE HORÁRIO
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RUDGE RAMOS
    Rua Jacquey, 61
    RUDGE RAMOS
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    AGENDAMENTO DE HORÁRIO
Prazo de execução:

15 dia(s)



Pré-requisitos:
  • 1) Ter idade igual ou superior a 60 anos.
  • 2) Ser residente no município de São Bernardo do Campo.
  • 3) QUEM SOLICITA: a pessoa idosa ou seu representante legal.

Documentos necessários:
  • Carteira de Identidade OU documento equivalente da pessoa idosa - original.
  • Comprovante de residência ATUAL (máximo de 90 dias) do município de São Bernardo do Campo, em nome da pessoa idosa
    OU
  • Cadastro imobiliário municipal, desde que conste como endereço de correspondência o próprio imóvel ou outro em São Bernardo do Campo, bem como o registro do munícipe em outros sistemas que possuam o endereço completo do mesmo
    OU
  • Procuração, Tutela, Curatela OU documento equivalente - original. a) Somente quando solicitado por representante legal; b) Acompanhado de documento de identificação (RG/RNE ou CNH) do(a) representante, quando for o caso.
  • Termo de Compromisso com assinatura do(a) responsável pela pessoa idosa, no caso de Interdição Judicial ainda sem a Declaração Judicial, acompanhada de RG/RNE ou CNH original do(a) responsável pela pessoa idosa.

    PARA RENOVAÇÃO DE CARTÃO EMITIDO:
  • Nos casos de pessoa idosa com Interdição Judicial, no pedido de renovação do cartão cond. T. de Compromisso, todos os documentos listados anteriormente são necessários e também deverá ser apresentada cópia da comprovação de instauração de Proc. Judicial para interdição OU doc. oficial expedido pelo P. Judiciário, a fim de que o prazo de validade do cartão seja renovável por igual período até a obtenção do doc. of. de interdição.

    PARA EMISSÃO DE 2ª VIA (em caso de dano, perda, roubo ou furto):
  • Carteira de Identidade OU documento equivalente da pessoa idosa - original.
  • Procuração, Tutela, Curatela OU documento equivalente - original. a) Somente quando solicitado por representante legal; b) Acompanhado de documento de identificação (RG/RNE ou CNH) do(a) representante, quando for o caso.

Informações complementares:
  • Prazo de validade: permanente ou 12 meses para os cartões condicionados a Termo de Compromisso.
  • O andamento do pedido pode ser consultado pelo endereço http://www.prodigi.saobernardo.sp.gov.br/atendimento/ ou através do SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO: 2630-4650.
  • Retirada do Cartão - Presencialmente em quaisquer unidades Atende Bem. Será impressa via colorida disponível no processo digital do Prodigi e sua validade somente será considerada se plastificado. Não há cobrança de taxa(s). QUEM PODE RETIRAR: qualquer pessoa que apresente o protocolo (Prodigi) original ou o documento original (RG/RNE/CNH) do interessado. 
  • Online pelo sistema Prodigi - Lembrando que a impressão deve ser colorida e o cartão plastificado para ter validade.

  • Nos casos de dano, perda, furto ou roubo a solicitação de 2ª via será encaminhada para análise do Departamento de Engenharia de Tráfego.



Penalidades:USO IRREGULAR, VENCIDO  OU POR TERCEIROS

Ouvidoria:

Para se manifestar (elogios, reclamações, sugestões ou denúncias) quanto aos serviços municipais, suas unidades ou servidores acesse a página de Ouvidoria.


Outras Informações:

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br.

Você também pode solicitar agendamento para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h30 as 17h) 0800-77-08-156 (ligações de fixo local) ou 2630-4650 (ligações de celular ou outras localidades).