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CADASTRO DE INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA
O que é:

Inclusão do imóvel no Cadastro Fiscal do Município.


Quando é necessário:

Quando for verificado que o imóvel localizado no território do Município de São Bernardo do Campo não está inscrito no cadastro fiscal imobiliário.


Fluxo:

Solicitação (presencial); Análise da documentação; verificar a Legitimidade; Despacho; Deferimento com a criação da Inscrição Imobiliária.


Prazo de execução:

365 dia(s)


Prazo de deferimento:

365 dia(s)


Tempo máximo de deferimento:

365 dia(s)



Pré-requisitos:

QUEM SOLICITA:

  • O Proprietário ou o seu representante legal.

Documentos necessários:

  • Requerimento padrão.
  • RG e CPF ou CNH do requerente - original OU cópia autenticada.
  • Procuração Pública / Autorização- original OU cópia autenticada:
    • a) Exigência somente nos casos em que o pedido se realizar por representação.
    • b) Acompanhada de documento original de identificação do autorizado (RG ou CNH) e do documento de identidade do outorgante para conferência da assinatura - original OU cópia autenticada.
    • c) A assinatura do outorgante deve ser semelhante àquela constante do documento de identidade apresentado, podendo ser solicitado o reconhecimento de firma em caso de dúvida quanto à autenticidade.
  • Nos casos de Pessoa Jurídica (exceção para Procuração Pública) é necessário apresentar documento (constituição/última alteração) da empresa (Requerimento de Empresário Individual, Contrato Social, Estatuto Social, etc.) e, para os casos de Sociedade Anônima, Entidade, etc., apresentar também, Ata de Eleição vigente - original OU cópia autenticada. Quaisquer destes documentos apresentados devem estar devidamente registrados no órgão competente.
  • Matrícula no Registro de Imóveis - impressa em papel de segurança com prazo de expedição não superior a 180 dias (poderá ser apresentado cópia simples) OU Certidão da Matricula Digital, impressa em papel sulfite - deve conter o código de validação de autenticidade, tem prazo de 60 dias após a expedição; OU
  • Levantamento Planimétrico assinado por profissional habilitado (responsável técnico com registro no CREA), preferencialmente com descrição do perímetro em Coordenadas UTM; com memorial descritivo e firmas reconhecidas do profissional e proprietários, em PDF e em arquivo digital extensão DWG.

Informações complementares:

  • Isento de cobrança de taxa para o serviço.
  • Não será aceito documento Digital de consulta dos dados do imóvel. Obrigatório a apresentação de certidão expedida pelo Registro de Imóveis.
  • Não há como efetuar a análise se não for apresentado o levantamento planimétrico.

Outras Informações:

Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.