AGENDAMENTO PARA FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS ESPECIALIZADOS - FME SÃO BERNARDO (POUPATEMPO)



O que é:

O serviço consiste no pedido inicial ou de continuidade de fornecimento de medicamentos especializados gratuitos que constam na listagem elaborada pelo Ministério da Saúde, por cidadãos residentes em São Bernardo do Campo e que se enquadrem nos critérios de inclusão dos protocolos clínicos.
Para verificar se o medicamento está incluído na listagem, o cidadão deve consultar o site da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo www.saude.sp.gov.br/ nas opções:


Informações gerais e formulários podem ser obtidas no balcão de triagem da FME, no setor azul do Poupatempo.


Quando é necessário:

Todas as solicitações iniciais, renovações de continuidade (a cada 90 dias) e a retirada de medicamentos devem ser previamente agendadas.

Caso o cidadão tenha um horário agendado que não possa ser cumprido ou que tenha perdido o agendamento por algum motivo, um novo agendamento deverá ser feito.

Informações gerais e formulários podem ser obtidos no balcão de triagem da FME, no setor azul do Poupatempo, sem agendamento prévio.


Onde solicitar:
    AGENDAMENTO DE HORÁRIO

    Pré-requisitos:
    • QUEM SOLICITA: o paciente ou seu responsável legal, ou pessoa autorizada por ele em Declaração Autorizadora específica.
    • ACESSO AO MEDICAMENTO: somente para pacientes residentes em São Bernardo do Campo que se incluem nos critérios estabelecidos pelos protocolos clínicos de doenças específicas.
    • Os documentos devem estar corretamente preenchidos e a lista de documentos exigida estar completa.
    • Medicamentos armazenados sob refrigeração somente são fornecidos se o paciente levar caixa térmica com gelo artificial para garantia da temperatura durante o transporte.

    Documentos necessários:

    Documentos necessários:

     

    1. Documento de Identidade original e cópia simples – RG, Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Certidão de Nascimento (para menores).

    2. Comprovante de Endereço com CEP em São Bernardo do Campo cópia simples – contas de energia elétrica, água ou telefone no nome do paciente.

    Caso não esteja no nome do paciente, o comprovante deve ser de uma pessoa que ateste por meio de declaração o vínculo com o paciente (cópia do RG, Certidão de Casamento, Escritura de União Estável, Contrato de Aluguel ou declaração simples em que conste que o paciente reside no imóvel).

    3. Cartão Nacional de Saúde – CNS (Cartão SUS) cópia simples

    4. Prescrição Médica em 2 vias – para medicamentos isentos de controle especial as prescrições devem estar datadas há no máximo 90 dias; Para medicamentos sujeitos a controle especial as prescrições devem estar datadas há no máximo 30 dias; Para o medicamento Isotretinoína prescrito para mulheres a prescrição deve estar datada há no máximo 7 dias.

    A prescrição médica deve estar preenchida de forma completa e legível pelo médico responsável pelo atendimento ao paciente (mesmo médico que assina o formulário do item 5).

    5. Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (LME) - original

    Documento disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde (http://saude.sp.gov.br/ses/perfil/profissional-da-saude/homepage-old/acesso-rapido/laudo-de-solicitacao-avaliacao-e-autorizacao-de-medicamento-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica-lme) e no Poupatempo São Bernardo do Campo.

    O formulário deve estar completamente preenchido de forma legível pelo médico responsável pelo atendimento do paciente, não podendo haver qualquer tipo de rasura (mesmo médico que assina a prescrição médica).

    6. Exames Médicos - cópia simples

    De acordo o medicamento e a doença a ser tratada, conforme o protocolo clínico informado no site http://www.saude.sp.gov.br/ses/perfil/gestor/assistencia-farmaceutica/medicamentos-dos-componentes-da-assistencia-farmaceutica/links-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/relacao-estadual-de-medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/consulta-por-medicamento

    - Declaração Autorizadora – original para que o paciente possa autorizar terceiros a utilizar os serviços da farmácia em seu nome.

    Disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde (http://saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/assistencia-farmaceutica/medicamentos-do-componente-especializado-da-assistencia-farmaceutica/modelo_de_declaracao_autorizadora_v1.pdf) e no Poupatempo São Bernardo do Campo.

    Deve conter nome completo, número do RG, endereço completo, telefone para contato e cópia do documento de identidade de cada pessoa autorizada, assinado pelo paciente ou seu responsável legal.


    - Caixa térmica com gelo artificial é necessária para a retirada de medicamentos que devem ser armazenados sob refrigeração.


    Quando é necessário:

    Itens 1, 2 e 3 somente para solicitações iniciais.

    RG do cidadão e Itens 4, 5 e 6 em todos os atendimentos.

    De acordo com o protocolo clínico de cada doença ainda podem ser exigidos documentos complementares.


    Informações complementares:
    • O serviço é gratuito;
    • A FME não tira cópia de documentos e não retém documentos originais. A responsabilidade pelas cópias é do paciente.
    • A FME não fornece caixa térmica e gelo artificial para a retirada de medicamentos que devem ser armazenados sob refrigeração. Esses medicamentos somente são fornecidos se o paciente levar a caixa térmica contendo gelo artificial, que é sob responsabilidade do paciente.


    Ouvidoria:

    Para se manifestar (elogios, reclamações, sugestões ou denúncias) quanto aos serviços municipais, suas unidades ou servidores acesse a página de Ouvidoria.


    Outras Informações:

    Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br.

    Você também pode solicitar agendamento para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h30 as 17h) 0800-77-08-156 (ligações de fixo local) ou 2630-4650 (ligações de celular ou outras localidades).