AGENDAMENTO PARA FARMÁCIA DE MEDICAMENTOS ESPECIALIZADOS - FME SÃO BERNARDO (POUPATEMPO)
O que é:

O serviço consiste no pedido inicial ou de continuidade de fornecimento de medicamentos especializados gratuitos que constam na listagem elaborada pelo Ministério da Saúde, por cidadãos residentes em São Bernardo do Campo e que se enquadrem nos critérios de inclusão dos protocolos clínicos.

Para verificar se o medicamento está incluído na listagem, o cidadão deve consultar o site da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo www.saude.sp.gov.br/ nas opções:

Informações gerais e formulários podem ser obtidas no balcão de triagem da FME, no setor azul do Poupatempo.



Quando é necessário:

Todas as solicitações iniciais, renovações de continuidade e a retirada de medicamentos devem ser previamente agendadas.

Caso o cidadão tenha um horário agendado que não possa ser cumprido ou que tenha perdido o agendamento por algum motivo, um novo agendamento deverá ser feito.

Informações gerais e formulários podem ser obtidos no balcão de triagem da FME, no setor azul do Poupatempo, sem agendamento prévio.


Fluxo:

O paciente ou a pessoa por ele autorizada em Declaração Autorizadora específica deverá se apresentar ao balcão de triagem da FME os documentos exigidos no dia e horário previamente agendados, com antecedência de 10 minutos


Em atendimento ao decreto Estadual 64.959, A Farmácia de Medicamentos Especializados só permitirá o acesso de pessoas com máscara de proteção facial.

A medida visa evitar a disseminação do coronavírus ( covid-19).


Prazo de execução:

Imediato


Prazo de deferimento:

Imediato


Informações adicionais de agendamento:

  • O serviço é gratuito;
  • A FME não tira cópia de documentos e não retém documentos originais.


Pré-requisitos:

Quem Solicita: O paciente ou seu responsável legal, ou pessoa autorizada que estiver cadastrada no sistema da farmácia.

Medicamentos termolábeis somente são fornecidos se o paciente levar caixa térmica com gelo artificial para garantia da temperatura durante o transporte.


Documentos necessários:

  1. Cópia de documento de identidade.
  2. Cópia do comprovante de residência atualizado do paciente com CEP.
  3. Cópia do Cartão Nacional de Saúde - CNS.
  4. Prescrição Médica devidamente preenchida com posologia de acordo com a quantidade solicitada na LME, e validade de 30 dias ( Exceto retinóicos, validade sete dias).
  5. Laudo de solicitação, avaliação e autorização de Medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (LME).
  6. Exames que comprovem a patologia de acordo com o Protocolo Clínico Vigente.
  7. Declaração Autorizadora- Original para autorizar terceiros a utilizar os serviços da Farmácia em seu nome.
  8. Quando é necessário: Itens 1, 2 e 3 somente para solicitações iniciais. RG do cidadão e Itens 4, 5 e 6 em todos os atendimentos.


Outras Informações:

  • Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/ouvidoria
  • Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br.
  • Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 0800-7708-156.