LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI
O que é:

Lei que regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.


Cartilha LAI (clique aqui).


Quando é necessário:

Para atender a necessidade do solicitante. 


Fluxo:

  • Formalização da solicitação;
  • Análise inicial e distribuição;
  • Levantamento de dados e formalização da proposta de resposta;
  • Análise da proposta de resposta pelo Comitê da Transparência; e
  • Publicação da resposta.


Prazo de execução:

20 dia(s)


Prazo de deferimento:

30 dia(s)


Tempo máximo de deferimento:

30 dia(s)



Pré-requisitos:
  • qualquer interessado, independente de idade ou nacionalidade.

Documentos necessários:
  • Documento de identificação (simples apresentação - somente nos casos de solicitação presencial).

Informações complementares:
  • As solicitações podem ser formalizadas via WEB, por telefone ou presencialmente mediante agendamento prévio em uma das unidades Atende Bem.
  • Prazo para atendimento das solicitações: 20 (vinte) dias - prorrogáveis por mais 10 (dez) dias.
  • Recurso: No caso de negativa de acesso à informação, de não fornecimento das razões da negativa de acesso ou de descumprimento dos prazos previstos neste Decreto, poderá o requerente apresentar recurso no prazo de 10 (dez) dias, contado da ciência da decisão ou do prazo final. Providos quaisquer dos recursos, será fixado prazo não superior a 20 (vinte) dias, prorrogável por mais 10 (dez) dias, com a devida justificativa, para que as informações sejam prestadas ao requerente.

Outras Informações:

Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.


Onde solicitar:

Presencialmente nas unidades

ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA
Est. dos Alvarengas, 5815 - ALVARENGA
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 08h às 17h

ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO
Av. João Firmino, 900 - ASSUNÇÃO
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 08h às 17h

ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO TABOÃO
Rua Bulgária, 30 - Vila Santa Luzia (Taboão)
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 08h às 17h

ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE
Av. Araguaia, 265 - RIACHO GRANDE
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 08h às 17h

ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RUDGE RAMOS
Rua Jacquey, 61 - RUDGE RAMOS
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 08h às 17h

ATENDE BEM - POUPATEMPO (CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO)
R. Nicolau Filizola, 100 - CENTRO
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h


SOLICITAÇÃO WEB mediante abertura de Processo Digital

Acesse o site http://www.saobernardo.sp.gov.br/prodigi/. Clique em 'Efetuar login' e acesse o sistema. Caso não tenha login e senha, clique em 'Cadastro de usuários' e realize seu cadastro. Após realizar o cadastro e login, na página 'Serviços on-line', dentre as opções de 'Tipo de Serviço', selecione 'Acesso à Informação - Lei Federal 12.527/2011'. O formulário referente ao serviço deverá ser preenchido na tela, e anexados todos os documentos necessários, que deverão estar digitalizados em PDF.

SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO
Telefones: 2630-7350 ou 0800-7708-156
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h00 às 17h