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RECLAMAÇÕES ENEL PARA O PROCON (CONSUMIDOR PESSOA FÍSICA)
O que é:

Trata-se de um atendimento de caráter emergencial, com apoio da rede Atende Bem do município de São Bernardo do Campo, para orientação, ou tentativa de resolução de questões envolvendo a empresa ENEL contratados por pessoa física:


SOMENTE PARA TIPOS DE PROBLEMAS ABAIXO:

  • Falta de Energia Elétrica;
  • Ressarcimento de danos por perda de alimentos decorrente da falta de energia elétrica;
  • Ressarcimento de danos a produtos elétricos decorrente da falta de energia elétrica.


Quando é necessário:

Quando da necessidade do serviço.


Fluxo:

  • Presencial nos POSTOS DO ATENDE BEM;
  • Análise de documentos;
  • Emissão do documento;
  • Análise técnica (será realizado pelos Técnicos do Procon);
  • A devolutiva ao contribuinte será realizada através do processo digital (poderá ser feita consulta direta ao sistema ou por telefone).


Prazo de execução:

15 dia(s)


Prazo de deferimento:

30 dia(s)


Tempo máximo de deferimento:

30 dia(s)



Pré-requisitos:
  • QUEM SOLICITA: Consumidor (pessoa física)
  • O Consumidor poderá ser representado por terceiro, desde que este tenha no momento do atendimento: 1- Procuração assinada pelo Consumidor; 2- Cópia do RG do Consumidor; 3- Comprovante de residência de São Bernardo do Campo em nome do Consumidor.
  • As dúvidas devem versar sobre relação de consumo (como acima exemplificado).
  • Conforme dispõe a Lei Municipal n.º 3.388/89, os serviços deste PROCON, somente atenderão aos Consumidores residentes no município de São Bernardo do Campo.

Documentos necessários:

PARA FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA:

  • Requerimento;
  • CPF e outro documento de identificação com foto (RG, habilitação, carteira de trabalho, carteira dos conselhos de classe);
  • Protocolo de reclamação com os canais de atendimento da Enel (se houver);
  • Conta de Energia Elétrica atual (máximo 90 dias) e original, em nome do Reclamante/Munícipe conforme dispõe a Lei Municipal n.º 3.388/89.

PARA RESSARCIMENTO DE DANOS POR PERDA DE ALIMENTOS (deverão ser apresentados também os seguintes documentos):

  • Notas fiscais, cupons fiscais, comprovantes de pagamentos (recibos, boletos ou extratos bancários etc.);
  • Fotografias dos alimentos estragados;
  • Dados da Conta Bancária no nome do Titular.

PARA RESSARCIMENTO DE DANOS A PRODUTOS ELÉTRICOS (deverão ser apresentados também os seguintes documentos):

  • Notas fiscais, cupons fiscais (se houver);
  • Dados do Equipamento: Tipo, Marca, Modelo e Número de Série;
  • 02 Laudos elaborados por assistência técnica autorizada (contendo: CNPJ da Assistência Técnica ou CPF do técnico com certificação profissional, carimbo da empresa e endereço);
  • Dados da Conta Bancária no nome do Titular.

Observação:

O Consumidor poderá ser representado por terceiro, desde que este tenha no momento do atendimento, além dos documentos elencados acima (conforme o caso): 1- Procuração assinada pelo Consumidor; e 2- Cópia do RG do Consumidor.


Informações complementares:
  • Os serviços deste PROCON, somente atenderão aos Consumidores residentes no município de São Bernardo do Campo.
  • O Consumidor sempre deve estar atento aos prazos previstos no Código de Defesa do Consumidor, ou de garantia do produto, ou prestação de serviços, sob pena de perda do direito.
  • Em caso de dúvidas ou problemas utilize o seguinte canal de atendimento: proconsbc3@saobernardo.sp.gov.br

Outras Informações:

Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.