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AUXÍLIO FUNERAL (SERVIDORES ATIVOS E APOSENTADOS)
O que é:

O Auxílio Funeral é um benefício de caráter indenizatório, previsto no artigo 148 da Lei Municipal nº 1.729/1968 de São Bernardo do Campo. Ele é pago ao cônjuge ou companheiro(a) de servidor(a) falecido(a) ou, na ausência destes, à pessoa que arcou com as despesas funerárias, desde que devidamente comprovadas por nota fiscal.


Quando é necessário:

Após o falecimento do servidor Estatutário ativo ou inativo e servidor C.L.T. ativo, a partir de 09/05/2013, nos termos do acordo sindical, o cônjuge ou, na falta deste, pessoa a cujas expensas houver sido realizado o funeral, ou procurador legalmente habilitado, provada a sua identidade




Fluxo:


Prazo de execução:

60 dia(s)



Pré-requisitos:


  • Cônjuge ou companheiro(a) do servidor falecido;

  • Na ausência do cônjuge, a pessoa responsável pelo pagamento das despesas, desde que seu nome conste nas notas fiscais da funerária.


Documentos necessários:


  • Documento de identidade (RG e CPF) do solicitante;
  • Certidão de óbito do servidor;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Notas fiscais da funerária referentes às despesas do funeral;
  • Comprovante de conta bancária em nome do solicitante (não pode ser conta salário ou conjunta sem titularidade).



Informações complementares:


  • O envio incompleto da documentação suspende a análise até regularização;

  • Somente serão aceitos anexos em formato PDF;

  • A análise depende da conferência documental e do cumprimento da legislação vigente;

  • Caso precise retificar algum documento ou informação, favor informar para o e-mail canal.prodigi@saobernardo.sp.gov.br, enviando o motivo e o comprovante/documento para alteração;

  • O tempo para execução é de até 60 (sessenta) dias, desde que haja disponibilidade orçamentária;

  • É necessário verificar a situação do servidor falecido. Caso necessário, poderá ser solicitada cópia da Certidão de Óbito para baixa no Sistema Pessoal;

  • Mesmo em caso de aposentadoria, o servidor falecido precisa estar vinculado como Estatutário (Situação 10 ou 11). Para CLT, o direito é restrito a servidores ativos a partir de 09/05/2013.




Outras Informações:

Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.


Onde solicitar:

  1. Acesse o site oficial da Prefeitura de São Bernardo do Campo: www.saobernardo.sp.gov.br/prodigi;

  2. Na tela inicial, clique em Login e insira seu CPF e senha. Caso ainda não possua cadastro, selecione a opção Cadastro de Usuários, preencha o formulário solicitado e conclua o registro;

  3. Após realizar o login, no menu principal, clique em Serviços On-line;

  4. No campo Localize por palavras-chave, digite: Pagamento de Auxílio Funeral;

  5. O sistema exibirá o serviço correspondente. Clique em Pagamento de Auxílio Funeral;

  6. Em seguida, clique em Abrir Processo;

  7. Preencha o formulário eletrônico com os dados solicitados (informações pessoais e dados do servidor falecido);

  8. Anexe todos os documentos obrigatórios, que devem estar digitalizados em formato PDF;

  9. Revise cuidadosamente as informações preenchidas e, em seguida, clique em Enviar para protocolar o processo;

  10. Para acompanhar o andamento da solicitação, utilize a área Meus Processos, disponível no menu do PRODIGI.