AUXÍLIO FUNERAL (SERVIDORES ATIVOS E APOSENTADOS)
O Auxílio Funeral é um benefício de caráter indenizatório, previsto no artigo 148 da Lei Municipal nº 1.729/1968 de São Bernardo do Campo. Ele é pago ao cônjuge ou companheiro(a) de servidor(a) falecido(a) ou, na ausência destes, à pessoa que arcou com as despesas funerárias, desde que devidamente comprovadas por nota fiscal.
Após o falecimento do servidor Estatutário ativo ou inativo e servidor C.L.T. ativo, a partir de 09/05/2013, nos termos do acordo sindical, o cônjuge ou, na falta deste, pessoa a cujas expensas houver sido realizado o funeral, ou procurador legalmente habilitado, provada a sua identidade
60 dia(s)
Cônjuge ou companheiro(a) do servidor falecido;
Na ausência do cônjuge, a pessoa responsável pelo pagamento das despesas, desde que seu nome conste nas notas fiscais da funerária.
- Documento de identidade (RG e CPF) do solicitante;
- Certidão de óbito do servidor;
- Comprovante de endereço atualizado;
- Notas fiscais da funerária referentes às despesas do funeral;
- Comprovante de conta bancária em nome do solicitante (não pode ser conta salário ou conjunta sem titularidade).
O envio incompleto da documentação suspende a análise até regularização;
Somente serão aceitos anexos em formato PDF;
A análise depende da conferência documental e do cumprimento da legislação vigente;
Caso precise retificar algum documento ou informação, favor informar para o e-mail canal.prodigi@saobernardo.sp.gov.br, enviando o motivo e o comprovante/documento para alteração;
O tempo para execução é de até 60 (sessenta) dias, desde que haja disponibilidade orçamentária;
É necessário verificar a situação do servidor falecido. Caso necessário, poderá ser solicitada cópia da Certidão de Óbito para baixa no Sistema Pessoal;
Mesmo em caso de aposentadoria, o servidor falecido precisa estar vinculado como Estatutário (Situação 10 ou 11). Para CLT, o direito é restrito a servidores ativos a partir de 09/05/2013.
Outras Informações:
Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017
Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.
Acesse o site oficial da Prefeitura de São Bernardo do Campo: www.saobernardo.sp.gov.br/prodigi;
Na tela inicial, clique em Login e insira seu CPF e senha. Caso ainda não possua cadastro, selecione a opção Cadastro de Usuários, preencha o formulário solicitado e conclua o registro;
Após realizar o login, no menu principal, clique em Serviços On-line;
No campo Localize por palavras-chave, digite: Pagamento de Auxílio Funeral;
O sistema exibirá o serviço correspondente. Clique em Pagamento de Auxílio Funeral;
Em seguida, clique em Abrir Processo;
Preencha o formulário eletrônico com os dados solicitados (informações pessoais e dados do servidor falecido);
Anexe todos os documentos obrigatórios, que devem estar digitalizados em formato PDF;
Revise cuidadosamente as informações preenchidas e, em seguida, clique em Enviar para protocolar o processo;
Para acompanhar o andamento da solicitação, utilize a área Meus Processos, disponível no menu do PRODIGI.