SERVIÇOS FUNERÁRIOS


O que é:

São serviços assim definidos:
- remoção de corpos para a Seção de Verificação de Óbitos - SS-41 (S.V.O. - IML);
- fornecimento de urnas funerárias (caixões), velas, terços, coroas, flores, outros suplementos religiosos e impressos para condolências;
- providências administrativas junto aos Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais;
- transportes fúnebres;
- velórios;
- sepultamentos temporários ou perpétuos de adultos ou natimortos;
- exumações;
- concessão de nichos em columbários (gavetas para ossos);
- reinumações - retirada dos restos mortais de uma sepultura temporária de um cemitério e transferência para uma sepultura perpétua de outro cemitério.


Quando é necessário:

O serviços podem ser solicitados em conjunto ou separado, conforme a necessidade do munícipe.


Onde solicitar:
  • SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL
    Rua dos Vianas, 168
    CENTRO
    Telefone: 2630-7200, ramais 7290/7291

Pré-requisitos:
  • O declarante deve ser maior de 18 anos ou casado ou emancipado.
  • Apresentar RG, CPF, Certidão de Casamento, de União Estável com Registro em cartório ou Nascimento do Falecido
  • Para sepultamento temporário ou perpétuo, é necessário apresentar a Guia de Sepultamento ou Certidão de Óbito, que ficarão retidas no cemitério.
  • Em casos de sepultamento de adulto(a): informar nome dos filhos vivos e da(o) viúva(o) e se existe testamento ou bens a declarar.
  • Em caso de nicho columbário, renovar a concessão a cada 5 anos.

Informações complementares:
  • Custo dos serviços: variável, em função da opção do funeral. Haverá recolhimento de Preço Público correspondente aos serviços prestados.


Para agendamento na unidade Atende Bem localizada na praça azul do Poupatempo clique aqui
Para os postos de atendimento do Atende Bem localizados nos bairros ou para orientações e informações sobre as ferramentas virtuais faça o pré-agendamento

Ouvidoria:

Para se manifestar (elogios, reclamações, sugestões ou denúncias) quanto aos serviços municipais, suas unidades ou servidores acesse a página de Ouvidoria.


Outras Informações:

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h30 as 17h) 0800-77-08-156 (ligações de fixo local) ou 2630-4650 (ligações de celular ou outras localidades).