ALIENAÇÃO DE ÁREA PÚBLICA POR INVESTIDURA (COMPRA DE ÁREA PÚBLICA LINDEIRA AO IMÓVEL DO REQUERENTE)
Análise de requerimento sobre alienação de área pública por investidura. Compra de terreno público inaproveitável requerida por munícipe proprietário de imóvel confrontante da área objeto do pedido.
Quando:
1) existe área pública de pequenas dimensões, remanescente ou resultante de obras públicas ou desapropriação, que tenha se tornado inaproveitável, que esteja desocupada, e o confrontante tem interesse na aquisição da mesma para incorporar à sua propriedade;
2) existe área pública de pequenas dimensões, remanescente ou resultante de obras públicas ou desapropriação, que tenha se tornado inaproveitável, sobre a qual o requerente, confrontante, tem permissão de uso ou outro tipo de posse e tem interesse na aquisição da mesma para incorporar à sua propriedade.
OBS: deverá juntar planta de levantamento descrita no campo "documentos necessários"
N/A
- Lei Orgânica do Município (Art. 157)
- Lei Municipal nº 4.711/1999
- Portaria nº 9.011/2011
- Decreto Municipal nº 18.280/2012
- Resolução Conjunta SPU, SF, SJC, SCOG, SA E PGM nº 01/2012
- Decreto Municipal nº 20.003/2017
- QUEM SOLICITA: o proprietário do imóvel confrontante à área pública objeto do pedido ou seu representante legal.
- Informar se houve pedido anterior referente ao uso de aquisição da mesma área (número do processo administrativo): neste caso, será realizada juntada em processo existente.
- Para os casos de solicitação do benefício dos Art. 13 e 14 do Decreto Municipal nº 18.280/2012, incluir aos documentos necessários cópia do RG, CTPS ou CNH.
- Requerimento padrão.
- Certidão de matrícula atualizada do imóvel do requerente (expedida pelo CRI há menos de 30 dias) - original.
- Procuração pública ou particular - original
- a) Exigência somente nos casos em que o pedido se realizar por representação;
- b) Acompanhada de documento de identificação original do autorizado (RG ou CNH) e cópia do documento de identidade do outorgante para conferência da assinatura;
- c) a assinatura do outorgante deve ser semelhante àquela constante do documento de identidade apresentado, podendo ser solicitado o reconhecimento de firma em caso de dúvida quanto à autenticidade.
- Nos casos de Pessoa Jurídica (exceção para procuração pública) é necessário apresentar documento (constituição/última alteração) da empresa (Requerimento de Empresa Individual, Contrato Social, Estatuto Social, etc., apresentar também, Ata de Eleição vigente. Quaisquer destes documentos apresentados devem estar devidamente registrados no órgão competente.
- Certidão Negativa de Débitos (CND) municipais incidente sobre o imóvel do requerente - original (para pessoa física e pessoa jurídica);
- Ficha de Informação Cadastral (FIC) da área objeto do pedido, bem como do imóvel do requerente (expedida pelo atendente no próprio local onde for solicitado o serviço ou clique aqui para solicitação web).
- Planta de levantamento topográfico do imóvel conforme matrícula e/ou transcrição, assinadas por técnico habilitado - arquivo digital, contendo, no mínimo:
- a) Perímetro da área municipal ocupada delimitado por: pontos, azimutes, medidas lineares, metragem quadrada, bem como quadro de áreas com as devidas representações;
- b) Tabela de memória de cálculo.
- c) Arquivo DWG do levantamento.
- Comprovante de pedido anterior ou a indicação deste, referente ao uso ou aquisição da mesma área, caso houver, com o número do processo administrativo, se tiver.
OBSERVAÇÃO : TODOS OS DOCUMENTOS DEVEM SER DIGITALIZADOS E ANEXADOS EM FORMATO PDF NO PROCESSO DIGITAL
Outras Informações:
Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017
Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.
SOLICITAÇÃO WEB mediante abertura de Processo Digital
Acesse o site http://www.saobernardo.sp.gov.br/prodigi/. Clique em "Efetuar login" e acesse o sistema. Caso não tenha login e senha, clique em "Cadastro de usuários" e realize seu cadastro. Após realizar o cadastro e login, na página "Serviços on-line", dentre as opções de "Tipo de Serviço", selecione "Alienação de Área Pública por Investidura" . O formulário referente ao serviço deverá ser preenchido na tela, e anexados todos os documentos necessários, que deverão estar digitalizados em PDF.