RECLAMAÇÃO SOBRE POLUIÇÃO SONORA: RUÍDO EXCESSIVO / BARULHO



O que é:

Reclamações de perturbação do sossego causada pelo excesso de ruído provocado por templos religiosos, obras (construção civil), bares e estabelecimentos com música ao vivo, equipamentos eletroeletrônicos (karaokê, videokê, TV, rádio e outros), ou algazarra, ou outros estabelecimentos comerciais, industriais e prestadores de serviços.


Quando é necessário:

Sempre que o barulho excessivo causar transtornos à população.

Em casos de ruído excessivo causado por veículos automotores, denuncie através do telefone 2630-6850 (Guarda Civil Municipal).


Onde solicitar:
  • ATENDE BEM - POUPATEMPO (CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO)
    R. Nicolau Filizola, 100
    CENTRO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h
    AGENDAMENTO DE HORÁRIO
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ASSUNÇÃO
    Av. João Firmino, 900
    ASSUNÇÃO
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    AGENDAMENTO DE HORÁRIO
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO BAIRRO ALVARENGA
    Est. dos Alvarengas, 5815
    ALVARENGA
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    AGENDAMENTO DE HORÁRIO
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RIACHO GRANDE
    Av. Araguaia, 265
    RIACHO GRANDE
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    AGENDAMENTO DE HORÁRIO
  • ATENDE BEM - POSTO DE ATENDIMENTO DO RUDGE RAMOS
    Rua Jacquey, 61
    RUDGE RAMOS
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h
    AGENDAMENTO DE HORÁRIO
  • SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO
    Telefones: Para ligações de fixo local 0800-77-08-156 / Para demais localidades ou ligações de celular 2630-4650
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h30 às 17h

Pré-requisitos:
  • O requerente deve informar seu nome, CPF, endereço completo e telefone.
  • Informar dados do estabelecimento infrator (nome, ramo de atividade e localização com número ou referência).
  • Informar os dias e horários em que há o excesso de ruído.
  • Deve ser formalizado um relato para cada endereço/estabelecimento não havendo a possibilidade de agrupar varias solicitações em um mesmo requerimento devido aos tramites necessários para atendimento do requerido.

Informações complementares:
  • O tempo para execução do serviço é variável, em função do número de vistorias necessárias (mínimo de três vistorias) e do andamento da ação fiscal.


Penalidades: I - Notificação
II - Autuação
III - Lacração
IV - Cassação do Alvará de Funcionamento

Ouvidoria:

Para se manifestar (elogios, reclamações, sugestões ou denúncias) quanto aos serviços municipais, suas unidades ou servidores acesse a página de Ouvidoria.


Outras Informações:

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br.

Você também pode solicitar agendamento para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h30 as 17h) 0800-77-08-156 (ligações de fixo local) ou 2630-4650 (ligações de celular ou outras localidades).