ALTERAÇÃO DE ENDEREÇO DE ENTREGA DO CARNÊ DE IPTU



O que é:

Alteração do endereço para entrega do carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas anexas.


Quando é necessário:

Quando:
- o contribuinte deseja receber o IPTU/taxas em endereço diferente do próprio local do imóvel;
- o contribuinte deseja alterar o endereço anteriormente cadastrado para recebimento do carnê;
- sempre que o imóvel estiver cadastrado somente como terreno;
- houver alguma divergência nos dados do local do imóvel (rua, número predial, CEP), para evitar o extravio do carnê.


Onde solicitar:
Prazo de execução:

Imediato



Pré-requisitos:
  • SOLICITAÇÃO WEB ou presencial.
  • QUEM SOLICITA: o proprietário do imóvel ou seu representante legal.

Documentos necessários:
  • Autorização - original (ficará retida) OU cópia simples acompanhada da original (a cópia ficará retida). a) Somente quando solicitado por representante legal; b) Com firma reconhecida; c) Acompanhada de documento de identificação do autorizado (RG ou CNH original).
  • RG e CPF (OU CNH) do requerente - cópia simples (ficará retida).
  • Nos casos de Pessoa Jurídica (exceção para procuração pública) é necessário apresentar documento (constituição/última alteração) da empresa (Requerimento de Empresário Individual, Contrato Social, Estatuto Social, etc.) e, para os casos de Sociedade Anônima, Entidade, etc., apresentar, também, Ata de Eleição vigente - cópia autenticada (ficará retida) OU cópia simples acompanhada do original (a cópia ficará retida). Quaisquer destes documentos apresentados devem estar devidamente registrados no órgão competente.

Informações complementares:
  • Filho/cônjuge/pais/inventariante: somente poderá solicitar a alteração, sem procuração/autorização, em caso de óbito do representado. Deverá apresentar seu RG e o atestado de óbito. Nos pedidos feitos por inventariante, apresentar a homologação judicial do inventariante, não bastando apresentar mera petição.


Penalidades: I - Penalidade do Artigo 80, Parágrafo 1º, Item c, da Lei Municipal nº 1.802/1969.

Ouvidoria:

Para se manifestar (elogios, reclamações, sugestões ou denúncias) quanto aos serviços municipais, suas unidades ou servidores acesse a página de Ouvidoria.


Outras Informações:

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br.

Você também pode solicitar agendamento para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h30 as 17h) 0800-77-08-156 (ligações de fixo local) ou 2630-4650 (ligações de celular ou outras localidades).