DESRATIZAÇÃO EM REDES DE ESGOTO E MARGENS DE CÓRREGOS



O que é:

Controle de roedores, por meio da aplicação de raticidas e outras medidas para combater ratos em locais públicos.


Quando é necessário:

Quando há alta infestação de roedores em locais públicos. Desratização visando o controle dos ratos de esgoto.
Ratos de esgoto, também conhecidos como ratazanas, geralmente vivem nas tubulações de esgoto e escavam tocas.

Vestígios de rato de esgoto:
- buracos em terreno aberto;
- terra macia e pouco compactada;
- marcas de gordura ou manchas escuras em rodapés e outros locais próximo ao piso, proveniente dos pelos deste animal;
- trilhas;
- buraco próximo das raízes das árvores.

Programação:
Programação de Bairros e suas áreas críticas (áreas de enchentes, ruas de feiras, pontos críticos e beira de córrego).

Janeiro, Abril, Julho e Outubro - Taboão, Jordanópolis, Planalto, Alves Dias, Independência, Assunção e Paulicéia.
Fevereiro, Maio, Agosto e Novembro - Riacho Grande, Demarchi, Dos Casas, Alvarenga e Batistini.
Março, Junho, Setembro e Dezembro - Ferrazopolis, Nova Petrópolis, Centro, Montanhão, Baeta Neves, Anchieta e Rudge Ramos

O cronograma poderá ser alterado no caso de ocorrência de agravo de maior prioridade (por exemplo: epidemia de dengue) ou outras atividades que necessitem mobilização de grande parte dos funcionários da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses (por exemplo: campanha de vacinação de cães e gatos contra raiva).


Serviços Zoonoses



Informações complementares:
  • Não são realizados procedimentos de desratização em residências, empresas e outros particulares, apenas em logradouros e prédios públicos.
  • As solicitações de prédios públicos devem ser solicitadas via memorando, via solicitação de serviços ou ofício e encaminhadas para o Gabinete da Secretaria da Saúde.
  • Não é um serviço solicitado. Verificar a programação do seu bairro.
  • Para mais informações contate o Centro de Controle de Zoonose: 4365-3349 / 4365-5316 / 4367-3306 / 4365-4694. 
  • Serviços zoonoses 


Ouvidoria:

Para se manifestar (elogios, reclamações, sugestões ou denúncias) quanto aos serviços municipais, suas unidades ou servidores acesse a página de Ouvidoria.


Outras Informações:

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br.

Você também pode solicitar agendamento para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h30 as 17h) 0800-77-08-156 (ligações de fixo local) ou 2630-4650 (ligações de celular ou outras localidades).