DENÚNCIA SOBRE IRREGULARIDADES EM PRODUTOS PARA À SAÚDE/CORRELATOS, MEDICAMENTOS, COSMÉTICOS, SANEANTES/PRODUTOS DE LIMPEZA E ALIMENTOS
Denúncias sobre irregularidades em medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, perfumes, produtos de limpeza (detergente, desinfetante, água sanitária, entre outros), inseticidas, produtos e artigos médico-hospitalares e alimentos.
Quando ocorrer:
- alteração de sabor, cor, cheiro, textura, presença de corpos estranhos ou outra alteração que fuja da normalidade do produto;
- algum tipo de alergia, queda de cabelo, queimaduras, diarreias, vômitos, outras reações adversas, hospitalização ou óbito em conseqüência do uso correto do produto;
- suspeita de origem duvidosa, produtos proibidos de venda no Brasil ou produtos com rótulo escrito apenas em língua estrangeira;
- produtos à venda com identificação ou rótulos incompletos (ex.: falta de nome e endereço do fabricante, lote, validade do produto, número de Autorização de Funcionamento, número de registro do produto na ANVISA, quando for o caso, entre outras informações obrigatórias por lei);
- produtos à venda em estabelecimentos privados com a inscrição VENDA PROIBIDA AO COMÉRCIO e AMOSTRAS GRÁTIS ou MINISTÉRIO DA SAÚDE.
60 dia(s)
180 dia(s)
90 dia(s)
- O produto deve ter sido obrigatoriamente vendido e/ou fabricado por estabelecimento sediado no Município de São Bernardo do Campo.
- O solicitante deve informar nome, endereço completo e telefone do estabelecimento que vendeu ou fabricou o produto.
- O solicitante deve informar seu nome e telefone (os dados serão mantidos sob sigilo).
- a) Tempo de execução para os casos GRAVÍSSIMOS: imediato.
São considerados gravíssimos:
- casos em que houver óbito(s);
- casos em que houver hospitalização ou agravos à saúde em 3 ou mais pessoas e outros riscos avaliados pela VISA.
- b) Tempo de execução para os casos considerados GRAVES pela Vigilância Sanitária: inspeção no local até 15 dias.
- c) Tempo de execução para os casos considerados MODERADOS e LEVES pela Vigilância Sanitária: até 60 dias.
Outras Informações:
Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017
Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.
OUVIDORIA DA SAÚDE
Telefone: 4127-2276
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h