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DENÚNCIA SOBRE INDÚSTRIA, IMPORTADORA, COMÉRCIO ATACADISTA OU VAREJISTA DE MEDICAMENTOS, COSMÉTICOS, SANEANTES E PRODUTOS PARA SAÚDE
O que é:

Denúncias de estabelecimentos que fabricam, importam, distribuem e realizam o comércio varejista de medicamentos, cosméticos, produtos de higiene, perfumes, produtos de limpeza (detergente, desinfetante, água sanitária), inseticidas, produtos e artigos médico-hospitalares.


Quando é necessário:

Quando o denunciante verificar:
- sujeira, desorganização, presença de insetos, baratas, ratos no estabelecimento;
- que os produtos comercializados no estabelecimento são de origem duvidosa, proibidos no Brasil ou produtos com rótulo que esteja escrito apenas em língua estrangeira;
- que o estabelecimento não tem permissão da Vigilância Sanitária ou o funcionário da drogaria ou farmácia não é habilitado ou não tem competência para realizar o serviço de aplicação de injeção, inalação (nebulização), medição de pressão, medição de temperatura, medição de glicemia;
- que os funcionários não possuem uniformes ou outros equipamentos de proteção individual (touca, máscara, luvas, material descartável, etc.);
- que o estabelecimento vende medicamentos psicotrópicos ou entorpecentes (tarja preta) ou anabolizantes sem exigir receita específica;
- venda de produtos com prazo de validade vencido e com identificação incompleta (faltando nome e endereço do fabricante e/ou lote, validade do produto);
- venda de produtos com a inscrição: VENDA PROIBIDA AO COMÉRCIO, AMOSTRAS GRÁTIS ou MINISTÉRIO DA SAÚDE;
- venda de fórmulas ou medicamentos manipulados em local diferente da Farmácia de Manipulação (é proibida a venda deste tipo de medicamento por drogaria, posto de medicamento, etc.);
- que o estabelecimento não possui Licença de Funcionamento (Licença Sanitária).


Fluxo:

  • Abertura via web de Processo Digital, ou agendamento para atendimento presencial;
  • No caso de atendimento presencial comparecer ao Atende Bem (mediante agendamento prévio) com os documentos necessários;
  • Conferência de documentação e formalização da solicitação de Licença Sanitária
  • Encaminhamento para análise da SS-433;
  • Inspeção sanitária;
  • Tudo será tratado no Processo Digital e ao final, no caso de parecer favorável, haverá inclusão na Lauda para publicação, e disponibilização da Licença no sistema prodigi. O sistema habilitará ferramenta para materializar o documento em PDF e desta forma aparecerá que o mesmo foi assinado digitalmente pela diretora do Departamento.

  • Prazo de execução:

    60 dia(s)


    Prazo de deferimento:

    180 dia(s)


    Tempo máximo de deferimento:

    90 dia(s)



    Pré-requisitos:
    • O solicitante deve informar nome, endereço completo e telefone do estabelecimento denunciado.
    • O solicitante deve informar seu nome e telefone (os dados serão mantidos sob sigilo).

    Informações complementares:
    • a) Tempo de execução para os casos GRAVÍSSIMOS: imediato.
      São considerados gravíssimos:
      - casos em que houver óbito(s);
      - casos onde houver hospitalização ou agravos à saúde em 3 ou mais pessoas e outros riscos avaliados pela VISA.
    • b) Tempo de execução para os casos considerados GRAVES pela Vigilância Sanitária: inspeção no local até 15 dias.
    • c) Tempo de execução para os casos considerados MODERADOS e LEVES pela Vigilância Sanitária:
      - 15 a 60 dias para que a Vigilância Sanitária convoque o responsável legal e técnico pelo estabelecimento denunciado para ciência e adequação da empresa aos padrões sanitários vigentes;
      - até 12 meses para inspeção no local.

    Outras Informações:

    Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017

    Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.

    Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.


    Onde solicitar:

    OUVIDORIA DA SAÚDE
    Telefone: 4127-2276
    Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h às 17h