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SOLICITAÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
O que é:

Solicitação de retificação de registro de escrituras recebidas através da Regularização Fundiária do Município.


Quando é necessário:

Solicitação de retificação de informações do título de propriedade já recebido. Tipo de alterações possíveis:

  • I. Erro de digitação (exemplo: nome do(a) titular errado; CPF errado);
  • II. Erro de titulação (exemplo: nome na matrícula não é do(a) titular correto(a) / faltou acrescentar proprietários));
  • III. Alteração por falecimento do titular (exemplo: o(a) proprietário(a) faleceu e deixou herdeiros);
  • IV. Erro de endereço (exemplo: nome da rua saiu errado na matrícula);
  • V. Erro de metragem (exemplo: matrícula com área divergente).


Fluxo:

  • Solicitação (WEB ou presencial);
  • Análise de documentos;
  • Análise técnica;
  • Deferimento ou indeferimento da solicitação.


Prazo de execução:

90 dia(s)


Prazo de deferimento:

60 dia(s)


Tempo máximo de deferimento:

120 dia(s)



Pré-requisitos:
  • QUEM SOLICITA: proprietário do imóvel ou procurador devidamente qualificado.
  • Ter recebido Termo de Legitimação de Posse ou Declaração de Atribuição de Lote ou Matrícula registrada com Legitimação Fundiária ou Legitimação de Posse Extraordinária.

Documentos necessários:
  • Requerimento Padrão;
  • Documento oficial de identificação com foto (RG, CIN, CNH, etc) – original;
  • Quando solicitado por terceiros: Procuração pública ou particular - original:
    • a) Exigência somente nos casos em que o pedido se realizar por representação;
    • b) Acompanhada de documento de identificação do autorizado (RG, CIN ou CNH original);
    • c) A assinatura do outorgante deve ser semelhante àquela constante do documento de identidade apresentado, podendo ser solicitado o reconhecimento de firma em caso de dúvida quanto à autenticidade.
  • Instrumento de titulação recebido – cópia simples ou original;
  • Nota devolutiva do Cartório de Registro de Imóveis (se houver) – cópia simples ou original
  • Documento que comprove a necessidade de correção. Exemplos:
    • Correção de CPF - apresentar documento pessoal onde conste CPF;
    • Correção de estado civil (casado para divorciado, por exemplo) - apresentar Certidão de Casamento com averbação de divórcio e instrumento de Partilha de Bens (se houver);
    • Revisão de metragem - apresentar documento que comprove que a metragem está divergente.

Informações complementares:
  • A solicitação de retificação passará por análise técnica para verificação do caso.
  • Para solicitação de revisão de metragem do imóvel o(a) requerente deverá apresentar um levantamento válido das metragens para análise técnica do departamento. Para análise técnica o contrato de compra e venda e IPTU não são válidos.

Outras Informações:

Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.


Onde solicitar:

SOLICITAÇÃO WEB mediante abertura de Processo Digital:
Acesse o site http://www.saobernardo.sp.gov.br/prodigi/. Clique em 'Efetuar login' e acesse o sistema. Caso não tenha login e senha, clique em 'Cadastro de usuários' e realize seu cadastro. Após realizar o cadastro e login, na página 'Serviços on-line', dentre as opções de 'Tipo de Serviço', selecione 'Solicitação de Retificação de Registro de Regularização Fundiária'. O formulário referente ao serviço deverá ser preenchido na tela, e anexados todos os documentos necessários, que deverão estar digitalizados em PDF.