Cadastro Único



O que é:

Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico é base de dados informatizada, sendo instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda que permite a seleção de beneficiários e integração de Programas Sociais. Possibilita a identificação do grau de vulnerabilidade das famílias cadastradas e suas principais necessidades, viabiliza o planejamento e gestão de políticas públicas e Programas Sociais Específicos.


Quando é necessário:

Para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em Programas Sociais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão de benefícios como, por exemplo, o Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada, Carteira do Idoso, dentre outros.


Onde solicitar:
  • Unidade do Cadastro Único, sito à Rua Zelinda Zanella, nº 35 – Centro (Travessa da Avenida Marechal Deodoro).
Prazo de execução:

Imediato



Pré-requisitos:

Podem se inscrever no Cadastro Único: 

- Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;

- Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos; ou

- Famílias com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em Programas Sociais.

Pessoas que moram sozinhas podem ser cadastradas. Elas constituem as chamadas famílias unipessoais.

Pessoas que se encontram em situação de rua — sozinhas ou com a família — também podem ser cadastradas. O caminho, nesse caso, é procurar o Centro Pop, sito à Avenida Redenção, nº 271 – Jardim do Mar, nos dias úteis das 8 às 17 horas.

Documentos necessários:

1.    Para o Responsável pela Unidade Familiar (RF), é obrigatória a apresentação da carteira de identidade (RG), do CPF ou do Título de Eleitor.

2.    Para as outras pessoas da família, é obrigatória a apresentação de qualquer um destes documentos de identificação: certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou título de eleitor.

Documentos importantes para o cadastramento:

Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;

Carteira de trabalho;

Às gestantes, trazer Carteira de Pré-Natal;

Termo de Guarda atualizado;

            Declaração escolar atualizada das crianças e jovens até 17 anos.


Informações complementares:

40 minutos para cadastramento ou atualização cadastral no Sistema.

Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso que uma pessoa da família se responsabilize por prestar as informações de todos os membros da família para o/a Atendente. Essa pessoa — chamada de Responsável pela Unidade Familiar (RF) — deve ter pelo menos 16 anos e, preferencialmente, ser mulher.

Se a(o) Responsável Familiar não apresentar um dos documentos obrigatórios ao/à Atendente do CadÚnico e um documento para cada membro da família, o cadastro ficará incompleto e a família não poderá participar de Programas Sociais.

Por tratar-se de cadastro autodeclaratório, ao RF é solicitada a assinatura de termo específico, por meio do qual assume a responsabilidade pela veracidade de todos os dados e informações coletadas. Assim, estará ciente de que a omissão da verdade e a prestação de informações inverídicas terão reflexo sobre os possíveis benefícios concedidos com base nos dados constantes de seu cadastro e também assume o compromisso de atualizar o cadastro de sua família, sempre que houver alguma alteração em sua composição, situação socioeconômica e endereço de residência.

Fones de contato: 2630-6709 e 2630-6718.



Ouvidoria:

Para se manifestar (elogios, reclamações, sugestões ou denúncias) quanto aos serviços municipais, suas unidades ou servidores acesse a página de Ouvidoria.


Outras Informações:

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br.

Você também pode solicitar agendamento para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h30 as 17h) 0800-77-08-156 (ligações de fixo local) ou 2630-4650 (ligações de celular ou outras localidades).