SOLICITAÇÃO DE CARTÃO NACIONAL DA PESSOA IDOSA (CARTÃO DO IDOSO)


O que é:

Emissão do Cartão Nacional da Pessoa Idosa (Cartão do Idoso), a ser utilizado por pessoas idosas nas vagas especiais de estacionamento veicular das vias públicas.

Este roteiro pode ser visualizado através do endereço http://www.saobernardo.sp.gov.br - no campo "Pesquisa" localizado no alto da página inicial, digite uma palavra do título do serviço.


Quando é necessário:

1) Quando o requerente tiver idade igual ou superior a 60 anos de idade.
2) Quando da renovação, após vencido o prazo de 12 meses para os cartões condicionados a termos de compromisso.
3) Na ocorrência de dano, perda, furto ou roubo do cartão anteriormente emitido.


Onde solicitar:
  • Consulte o passo a passo para solicitar seu cartão pela internet (clique aqui).

    SOLICITAÇÃO WEB mediante abertura de processo digital
    Acesse o site http://www.saobernardo.sp.gov.br/prodigi/. Clique em "Efetuar login" e acesse o sistema. Caso não tenha login e senha, clique em "Cadastro de usuários" e realize seu cadastro. IMPORTANTE: Para solicitar o cartão, tanto o solicitante (a pessoa idosa) quanto o representante legal (caso houver) necessitam cadastrar um login e senha pessoal. Após realizar o cadastro e login, na página "Serviços on-line", dentre as opções de "Tipo de Serviço", selecione "Cartão Nacional da Pessoa Idosa". O formulário referente ao serviço deverá ser preenchido na tela, e anexados todos os documentos necessários, que deverão estar digitalizados em PDF.

Clique aqui para efetuar solicitação de agendamento de serviço



Prazo de execução:

15 dia(s)



Pré-requisitos:
  • 1) Ter idade igual ou superior a 60 anos.
  • 2) Ser residente no município de São Bernardo do Campo.
  • 3) QUEM SOLICITA: a pessoa idosa ou seu representante legal.

Documentos necessários:
  • Carteira de Identidade OU documento equivalente da pessoa idosa - original.
  • Comprovante de residência ATUAL (máximo de 90 dias) do município de São Bernardo do Campo, em nome da pessoa idosa
    OU
  • Cadastro imobiliário municipal, desde que conste como endereço de correspondência o próprio imóvel ou outro em São Bernardo do Campo, bem como o registro do munícipe em outros sistemas que possuam o endereço completo do mesmo
    OU
  • Procuração, Tutela, Curatela OU documento equivalente - original. a) Somente quando solicitado por representante legal; b) Acompanhado de documento de identificação (RG/RNE ou CNH) do(a) representante, quando for o caso.
  • Termo de Compromisso com assinatura do(a) responsável pela pessoa idosa, no caso de Interdição Judicial ainda sem a Declaração Judicial, acompanhada de RG/RNE ou CNH original do(a) responsável pela pessoa idosa.

    PARA RENOVAÇÃO DE CARTÃO EMITIDO:
  • Nos casos de pessoa idosa com Interdição Judicial, no pedido de renovação do cartão cond. T. de Compromisso, todos os documentos listados anteriormente são necessários e também deverá ser apresentada cópia da comprovação de instauração de Proc. Judicial para interdição OU doc. oficial expedido pelo P. Judiciário, a fim de que o prazo de validade do cartão seja renovável por igual período até a obtenção do doc. of. de interdição.

    PARA EMISSÃO DE 2ª VIA (em caso de dano, perda, roubo ou furto):
  • Carteira de Identidade OU documento equivalente da pessoa idosa - original.
  • Procuração, Tutela, Curatela OU documento equivalente - original. a) Somente quando solicitado por representante legal; b) Acompanhado de documento de identificação (RG/RNE ou CNH) do(a) representante, quando for o caso.

Informações complementares:
  • Prazo de validade: permanente ou 12 meses para os cartões condicionados a Termo de Compromisso.
  • O andamento do pedido pode ser consultado pelo endereço http://www.prodigi.saobernardo.sp.gov.br/atendimento/ ou através do SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO: 2630-4650.
  • Retirada do Cartão - Presencialmente em quaisquer unidades Atende Bem. Será impressa via colorida disponível no processo digital do Prodigi e sua validade somente será considerada se plastificado. Não há cobrança de taxa(s). QUEM PODE RETIRAR: qualquer pessoa que apresente o protocolo (Prodigi) original ou o documento original (RG/RNE/CNH) do interessado. 
  • Online pelo sistema Prodigi - Lembrando que a impressão deve ser colorida e o cartão plastificado para ter validade.

  • Nos casos de dano, perda, furto ou roubo a solicitação de 2ª via será encaminhada para análise do Departamento de Engenharia de Tráfego.



Penalidades: USO IRREGULAR, VENCIDO OU POR TERCEIROS

Para agendamento na unidade Atende Bem localizada na praça azul do Poupatempo clique aqui
Para os postos de atendimento do Atende Bem localizados nos bairros ou para orientações e informações sobre as ferramentas virtuais faça o pré-agendamento

Ouvidoria:

Para se manifestar (elogios, reclamações, sugestões ou denúncias) quanto aos serviços municipais, suas unidades ou servidores acesse a página de Ouvidoria.


Outras Informações:

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h30 as 17h) 0800-77-08-156 (ligações de fixo local) ou 2630-4650 (ligações de celular ou outras localidades).