Aviso!

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SUBSTITUIÇÃO DE VEÍCULO: TÁXI E CAMINHÃO
O que é:

Substituição de veículo utilizado nos serviços de táxi e caminhão.


Quando é necessário:

Quando o veículo atual completar o tempo exigido pela legislação (táxi - 10 anos; caminhão - 20 anos) ou a critério do permissionário.

Onde obter informações

Telefone: 2630-7500
Horário de atendimento: 2ª a 6ª das 08:30 às 11:30 e das 13:30 às 17:00 horas


Fluxo:

Solicitação (Web ou presencial); Análise de Documentos; Análise Técnica; Emissão de Documentos necessários para Emplacamento e Instalação de Taxímetro; Vistoria; Emissão do Alvará; Disponibilização para retirada do documento.


Prazo de execução:

15 dia(s)


Prazo de deferimento:

5 dia(s)


Tempo máximo de deferimento:

30 dia(s)



Pré-requisitos:
  • QUEM SOLICITA: o Permissionário ou seu Procurador.

Documentos necessários:

ATENÇÃO: Todos os documentos deverão ser ORIGINAIS

PRIMEIRA FASE:

  • Requerimento padrão (exigência somente para atendimento presencial);
  • RG/CPF;
  • Procuração pública OU procuração/autorização particular- original (simples apresentação). a) Exigência somente nos casos em que o pedido se realizar por representação; b) Acompanhada de documento de identificação do autorizado (RG ou CNH original) e cópia do documento de identidade do outorgante para conferência da assinatura; c) A assinatura do outorgante deve ser semelhante àquela constante do documento de identidade apresentado, podendo ser solicitado o reconhecimento de firma em caso de dúvida quanto à autenticidade.
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) atualizado em nome do proprietário OU Nota Fiscal recente de compra OU Certificado de Registro de Veículo (CRV) preenchido no verso, datado e com firma reconhecida.
  • Comprovante de Retirada do Taxímetro do veículo que será substituído. (ou Boletim de ocorrência em caso de furto ou roubo do veículo para justificar a falta o documento de comprove que o mesmo foi retirado
  • TAG de identificação do veículo - Não há necessidade de anexar a TAG ao processo, somente retirar; (os veículos utilizados para atividade de TÁXI possuem, em sua maioria um adesivo modelo TAG no vidro dianteiro que os autoriza a transitar pelo corredor de ônibus da cidade) este TAG deverá ser retirado do veículo para ser recolocado no veículo novo. NÃO SERÁ FORNECIDO NOVO TAG CASO O PERMISSIONÁRIO NÃO COMPROVE A RETIRADA DO ANTERIOR.

SEGUNDA FASE

  • CRLV já em nome do Permissionário;
  • Certificado de Aferição do taxímetro (IPEM), Agendamento da Corrida de Pista OU COMPROVANTE DE INSTALAÇÃO DO TAXÍMETRO;
  • Vistoria Veicular - DISPENSADA QUANDO O VEÍCULO FOR ZERO KM.


Informações complementares:
  • SE VEÍCULO ADQUIRIDO DE CATEGORIA PARTICULAR: após protocolar o requerimento de substituição do veículo no Atende Bem aguardar a emissão das Autorizações para Emplacamento e Instalação do Taxímetro no veículo novo.
  • Após o procedimento de Emplacamento e Instalação do Taxímetro comparecer para Vistoria do Veículo na ST-122 (vide local e horário de Vistoria)
  • Após a Vistoria o Permissionário/Procurador deverá anexar os documentos constantes no item SEGUNDA FASE ao processo junto ao Atende Bem

Onde realizar a Vistoria

Seção de Fiscalização de Trânsito e de Transportes Públicos

Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201

CENFORPE - Planalto

SOMENTE às Quartas-feiras das 09:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:00


Penalidades:

  • Art. 270 - inciso IV - alínea "i" da Lei Municipal nº. 4.974/01 - efetuar transporte remunerado sem que o veículo esteja licenciado para esse fim. Somente se considera licenciado após o deferimento do pedido e a emissão do alvará atualizado.


Infrações:
NomeValor
Multa928.74

Outras Informações:

Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.


Onde solicitar:

SOLICITAÇÃO WEB mediante abertura de Processo Digital
Acesse o site http://www.saobernardo.sp.gov.br/prodigi/. Clique em 'Efetuar login' e acesse o sistema. Caso não tenha login e senha, clique em 'Cadastro de usuários' e realize seu cadastro. Após realizar o cadastro e login, na página 'Serviços on-line', dentre as opções de 'Tipo de Serviço', selecione 'Substituição de Veículo - Táxi'. O formulário referente ao serviço deverá ser preenchido na tela, e anexados todos os documentos necessários, que deverão estar digitalizados em PDF.