Aviso!

Para acessos aos serviços da Secretaria de Educação (clique aqui)

Para atendimento nas unidades Atende Bem, busque o serviço que necessita e utilize o botão de agendamento "Atendimento Presencial".

Para serviços do Cadastro Único - Cadastro Inicial (clique aqui) - Atualização Cadastral (clique aqui).

Para agendamento da Farmácia de Medicamentos Especializados (clique aqui).

ORIENTAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DE INFESTAÇÃO DE RATOS DE TELHADO EM RESIDÊNCIA
O que é:

Informamos que o município através da Divisão de Veterinária e Controle de Zoonoses não realiza extermínio de ratos de telhado, apenas orienta quanto a medidas preventivas.

Fornecimento de informações, de aspectos técnicos e práticos, para a prevenção de infestações de rato de telhado em residências.
O rato de telhado tem hábito intradomiciliar. Costuma habitar locais altos como sótãos, forros e armazéns. Desce ao chão em busca de alimentos, anda por fios, sobe em galhos de árvores, escala paredes e alimenta-se geralmente de grãos (sementes de girassol), frutas, legumes e ração de cachorro.
Evite deixar qualquer um desses atrativos de dia ou noite em sua casa. Se existir sobras de alimentos e de água em seu quintal ou em algum terreno baldio próximo a sua residência, CUIDADO: este é o melhor convite para o rato de telhado morar em sua casa.
A limpeza do ambiente e o correto manejo do lixo doméstico ajudam a evitar a presença de roedores.

Desratização do local: o combate deve ser feito, preferencialmente, impedindo o acesso do animal no telhado, com barreiras físicas. O uso de ratoeiras, cola e também raticida de comercialização legalizada pode ser indicado por uma empresa de controle de pragas devidamente registrada e autorizada.


Quando é necessário:

Informamos que a prefeitura de São Bernardo do Campo não realiza desratização em áreas particulares.
Maiores informações em www.saobernardo.sp.gov.br/zoonoses.


Fluxo:

Após o recebimento da solicitação, o munícipe é orientado sobre as medidas preventivas. Não há desratização para ratos de telhado.


Prazo de execução:

3 dia(s)


Prazo de deferimento:

Imediato


Tempo máximo de deferimento:

7 dia(s)


Informações complementares:
  • Não são realizados procedimentos de desratização em residências, empresas e outros particulares, apenas em logradouros e prédios públicos. Orientamos a população nos procedimentos de prevenção de infestação, mas a responsabilidade de controlar roedores dentro de residências é do próprio morador.
  • Para mais informações contate o Centro de Controle de Zoonoses: 4365-3349 / 4367-3306 / 4368-8153.

Outras Informações:

Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.