SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA - PAIF
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo protetivo e proativo.
Formas de acesso:
- Por procura espontânea;
- Por busca ativa;
- Por encaminhamento da rede socioassistencial;
- Por encaminhamento das demais políticas públicas.
Destina-se à população que está em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivo-relacionais e de pertencimento social, discriminações de gênero, étnicas, por idade, por deficiências.
Comparecer ao CRAS de referência da residência Participar de acolhimento coletivo ou individual Realizar entrevista de referenciamento com os documentos necessários.
- Lei Federal 8.742/93
- Resolução CNAS nº 33 de 12.12.12 que aprova a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social - NOB/SUAS.
- Resolução CNAS nº 109 de 11.11.09 que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Adultos
- RG (original) - simples apresentação
- CPF(original) - simples apresentação
- Carteira Profissional (original) - simples apresentação
- Certidão de Casamento (original) - simples apresentação
- Título de Eleitor (original) - simples apresentação
- Comprovante de Endereço (original) - simples apresentação
Para Gestantes Crianças e Adolescentes
- Carteira de Pré-natal (original) - simples apresentação
- Certidão de Nascimento (original) - simples apresentação
- Declaração Escolar (original) - simples apresentação
- Carteira de Vacinação para menores de 5 anos (original) - simples apresentação
Outras Informações:
Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017
Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.
Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.
Centros de Referência de Assistência Social - CRAS
Horário de atendimento - 2ª a 6ª feira das 8h às 17h
CRAS I - Ferrazópolis / Montanhão
Avenida Tiradentes, 1555 - Montanhão
Tel.: 4335-6982 / 4127-8105
CRAS II - Alves Dias
Rua João Batista Capitâneo, 160 - Jardim Esmeralda
Tel.:4332-4050 / 4109-9880
CRAS III - Alvarenga / Batistini
Rua Ministro Nelson Hungria, 134 - Sítio Bom Jesus
Tel.:4367-2539 / 4121-5471
CRAS IV - Riacho Grande
Avenida Amazonas, 460 - Riacho Grande
Tel.:4354-8400 / 4354-0464
CRAS V - Centro
Rua Antônia Benedita do Nascimento n.º 02 - D.E.R.
Tel.: 2630-6660