Aviso!

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Para atendimento nas unidades Atende Bem, busque o serviço que necessita e utilize o botão de agendamento "Atendimento Presencial".

Para serviços do Cadastro Único - Cadastro Inicial (clique aqui) - Atualização Cadastral (clique aqui).

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PROTESTO (COBRANÇA EXTRAJUDICIAL): INFORMAÇÕES/ORIENTAÇÕES/PAGAMENTO
O que é:

É o envio aos cartórios de protesto dos débitos municipais, vencidos e inscritos em dívida ativa.


Quando é necessário:

Quando o contribuinte estiver em situação de inadimplência com o Município.


Fluxo:

  • Solicitação presencial nos postos do Atende Bem ou pela internet no Portal de Finanças;
  • Apuração dos débitos em cobrança extrajudicial;
  • Emissão dos boletos para pagamento à vista ou efetivação de acordo para pagamento parcelado.


Prazo de execução:

Imediato



Documentos necessários:

RG/CPF(simples apresentação).


Informações complementares:

O protesto/intimação somente será cancelado mediante o pagamento do débito e das respectivas custas cartoriais.

O débito em fase de intimação pode ser pago à vista pelo boleto do cartório ou comparecendo ao Atende Bem para emissão de boleto para pagamento à vista ou para parcelamento, mediante agendamento. O pagamento à vista e o parcelamento do débito em fase de intimação não está disponível na internet.

Se o débito estiver em fase de intimação, é obrigatório o retorno ao atendimento para apresentação dos comprovantes de pagamento do débito e das respectivas custas de cartório.

O débito já protestado não pode ser pago junto ao cartório, sendo necessário comparecer ao Atende Bem para pagamento à vista ou parcelamento, mediante agendamento, ou pela internet no Portal da Secretaria de Finanças.


Penalidades:

I – Protesto extrajudicial e consequente envio aos órgãos de proteção ao crédito.


Outras Informações:

Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.


Onde solicitar:

SOLICITAÇÃO WEB

Pagamento à vista (somente protestado):https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/consultar-debitos.

Para parcelamento (somente protestado):

  • Parcelamento Normal:https://parcelamentos.saobernardo.sp.gov.br/parcelamento-normal/formulario-para-parcelamento-de-debitos.
  • Parcelamento Câmara de Conciliação:https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/pgm/camara-de-conciliacao.

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO FINANÇAS

Orientações e envio de boleto para pagamento à vista.

Tel.: 0800-770-3738 ou (11) 2630-5789


ATENDIMENTO PRESENCIAL NOS POSTOS DO ATENDE BEM

Agendamento prévio em: https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/home.