Aviso!

Para acessos aos serviços da Secretaria de Educação (clique aqui)

Para atendimento nas unidades Atende Bem, busque o serviço que necessita e utilize o botão de agendamento "Atendimento Presencial".

Para serviços do Cadastro Único - Cadastro Inicial (clique aqui) - Atualização Cadastral (clique aqui).

Para agendamento da Farmácia de Medicamentos Especializados (clique aqui).

DENÚNCIA DE CONSTRUÇÃO (OBRA) IRREGULAR EM ÁREA DE MANANCIAL - AMBIENTAL
O que é:

Construção e a movimentação de terra em área de manancial é considerada irregular quando erigida sem Alvará Ambiental ou demais documentos emitidos pelos órgãos municipal e estadual, conforme preceitos da LEI Nº 13.579, DE 13 DE JULHO DE 2009.

Para construir e executar movimentação de terra em área de manancial se faz necessário atender a diversos índices e condicionantes previstos em legislação, haja vista que se trata de região com restrições por ser área de extremo interesse ambiental.

Mananciais são quaisquer corpos d’água potável, que venham a ser utilizados para o consumo humano, animal e vegetal, para o abastecimento das cidades ou para o funcionamento dos setores de produção, como fábricas, plantações, criação de animais, entre outros.

Os mananciais podem ser os cursos de rios, lagos, reservatórios, sejam eles superficiais ou subterrâneos, assim como os aquíferos e lençóis freáticos. Em virtude de sua importância, a conservação dos mananciais é premissa fundamental na manutenção das atividades econômicas e principalmente para o uso dos seres humanos, seja na cidade ou no campo.


Quando é necessário:

Quando existir dúvidas quanto a legalidade da construção, sendo acionado uma equipe de fiscais para constatação e, caso seja pertinente, adoção das medidas necessárias para sanar a irregularidade.

Denunciar construções suspeitas de estarem sendo erigidas irregularmente é de suma importância para contribuir com preservação dos mananciais do reservatório Billings.


Fluxo:

/


Prazo de execução:

30 dia(s)


Prazo de deferimento:

90 dia(s)


Legislação:


Pré-requisitos:
  • O requerente deve informar seu nome, CPF, endereço completo e telefone;
  • Indicar o local onde deverá ser realizado o serviço e o maior número de referências possíveis: endereço, estabelecimentos próximos, etc.;
  • Ser o requerente maior de 18 anos.

Documentos necessários:

  • Documento oficial de identificação com foto (simples apresentação).


Informações complementares:PARA DENUNCIAR:


  • compareça a qualquer unidade do Atende Bem mediante agendamento prévio;
  • telefones: 0800-77-08-156 ou 2630-4650 (2ª a 6ª F das 08H30 às 17H00);
  • e-mail: sga.fiscalizacao@saobernardo.sp.gov.br ou denuncia.ambiental@saobernardo.sp.gov.br

IMPORTANTE: se possível, descrever o ocorrido e fornecer dados que possam esclarecer quem é o responsável pela infração. Indicar pontos de referência do local.


Penalidades:

Conforme previsto no Decreto nº 20.434/2018, e suas alterações dadas pelo Decreto nº 20.730-2019

I - Notificação
II - Embargo
III - Interdição
IV - Demolição


Outras Informações:

Para formalização de Manifestações de elogios, reclamações, sugestões e denúncias contate a Ouvidoria Municipal. Para mais orientações acesse OUVIDORIA - MANIFESTAÇÕES DE RECLAMAÇÕES, ELOGIOS, SUGESTÕES E DENÚNCIAS RELATIVAS AOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS - LEI 13.460/2017

Em caso de dúvidas ou problemas no processo de agendamento, nos contate no e-mail guiadeservicos@saobernardo.sp.gov.br. ATENÇÃO! Não serão protocoladas solicitações de serviço através de e-mail.

Você também pode solicitar informações para os serviços atendidos através do Atende Bem no Serviço de Teleatendimento (de segunda a sexta das 08h as 17h) 2630-7350 ou 0800-7708-156.


Onde solicitar:

SOLICITAÇÃO WEB mediante abertura de Processo Digital:
Acesse o site http://www.saobernardo.sp.gov.br/prodigi/. Clique em 'Efetuar login' e acesse o sistema. Caso não tenha login e senha, clique em 'Cadastro de usuários' e realize seu cadastro. Após realizar o cadastro e login, na página 'Serviços on-line', dentre as opções de 'Tipo de Serviço', selecione 'Denúncia de Construção (Obra) Irregular em Área de Manancial - Ambiental'. O formulário referente ao serviço deverá ser preenchido na tela, e anexados todos os documentos necessários, que deverão estar digitalizados em PDF.

SERVIÇO DE TELEATENDIMENTO
Telefones: 2630-7350 ou 0800-7708-156
Horário de atendimento: 2ª a 6ª, das 8h00 às 17h


Para informações sobre o serviço e suporte na realização de serviços digitais intermediados pelo Atende Bem, preencha o formulário para realizarmos contato telefonico com você